terça-feira, 24 de maio de 2011

Biografia: Iyama Yuta - O primeiro da era Heisei

Para comemorar o aniversário de Iyama Yuta Meijin e Judan (hoje, dia 24 de maio de 2011, ele faz 22 anos), o Jornal do Go traz uma breve biografia com curiosidades sobre sua vida e carreira. Este artigo é baseado na página da Sensei's Library sobre ele, bem como no post de John Fairbairn no fórum da Life In 19x19.

Iyama Yuta Meijin e Judan

Nascido em Higashi, Osaka, no Japão, há 22 anos, no dia 24 de maio de 1989, Iyama Yuta (井山 裕太 Iyama Yūta) viria a se tornar o primeiro profissional Japonês nascido na era Heisei, iniciada em janeiro do mesmo ano. Heisei significa, literalmente, “Recordes do historiador”. Ironicamente, Yuta viria a quebrar muitos recordes em sua carreira.

Aos cinco anos de idade, Yuta conheceu o Go pela primeira vez, quando seu pai comprou um programa de go para computador. Ao ver seu pai jogando, o menino ficou intrigado pelo jogo. Seu avô Tetsubun tornou-se seu primeiro professor e dentro de um ano, Yuta já era 3 dan.

Aos seis anos, participou de um evento de mini-go (9x9) organizado pela TV japonesa Yomiuri, quando chamou a atenção do comentarista Ishii Kunio 9 dan, que tomou o menino por seu pupilo depois disso.

Havia, no entanto, um problema: Ishii e Yuta moravam longe um do outro. Só havia uma solução: jogar Go pela internet. O próprio Ishii disse certa vez que os dois jogaram mais de 1000 partidas desta forma.

Ainda na segunda e terceira série do primário (1997 e 1998), Yuta venceu o Campeonato de Go para Meninos e Meninas, duas vezes seguidas. Hoje em dia, esta competição é patrocinada pelo próprio Ministério da Educação do Japão. Muitos campeões deste torneio viriam a se tornar profissionais no futuro (ex.: Yamashita Keigo, Sakai Hideyuki e Takao Shinji). Em 1998 ele também viria a ganhar a primeira edição do Torneio Nacional de Crianças.

No mesmo ano, em outubro, tornou-se um insei da filial de Kansai da Nihon Ki-in. Em 2001 ele quase quebrou o recorde de Cho Chikun para o mais jovem a se tornar profissional, mas perdeu na final do torneio para Kawada Kohei (9 anos mais velho) de Nagoya. Mas tornou-se pro no ano seguinte, tornando-se apenas o terceiro japonês nativo a conseguir isto com apenas 13 anos (os outros sendo Yuki Satoshi e Hashimoto Utaro, ambos também de Kansai).

Mas se Yuta perdeu o recorde de mais jovem profissional, em 2005 ele viria a quebrar o de mais jovem detentor de título japonês, ao vencer a 12ª Copa Agon-Kiriyama, derrotando Kobayashi Satoru, além de outros 9 dan no caminho, como Cho Chikun, O Rissei e Cho U! Com as novas regras de promoção japonesas, Yuta se tornou 7 dan com essa vitória, quebrando mais um recorde, ao se tornar o mais jovem a conseguir esta graduação na história do Japão!

Em 2007, classificou-se para a liga Kisei, tornando-se também, o mais jovem a se classificar para uma das três grandes ligas (Kisei, Honinbo e Meijin). Ele também viria a ser o mais jovem a se classificar para a liga Meijin e também a se tornar desafiante ao título na 33ª edição desta competição! Ele foi o mais jovem a disputar um dos sete grandes títulos japoneses (o que tornou-o 8 dan). Cho U, detentor do título à época, conseguiu se segurar e venceu a série por 4:3. O mesmo não ocorreu no ano seguinte, na 34ª edição, quando Yuta mais uma vez desafiou-o ao título Meijin. Desta segunda vez, Yuta venceu por 4:1, sendo que a única vitória de U foi por meros 0.5 pontos na primeira partida, enquanto todas as vitórias de Yuta na série foram por desistência. Este título rendeu-o o 9 dan.

Com essa vitória sobre Cho U em 2009, Yuta quebrou mais uma série de recordes: O mais jovem Meijin, o mais jovem detentor de um dos 7 grandes títulos japoneses, o mais jovem 9 dan, e a promoção de 1 dan a 9 dan mais rápida da história (8 anos e 10 meses). Ele também viria a defender seu título no ano seguinte, ao vencer seu desafiante, Takao Shinji 9 dan, por 4:0 na série.

Neste ano de 2011, Yuta se tornaria ainda o mais jovem Judan, ao roubar mais um título das mãos de Cho U.

Também em 2011, Yuta pode ter conquistado um dos títulos mais importantes de sua carreira. Foi o primeiro campeão da Copa Bosai, disputada em Chongqing na China, onde três jogadores são convidados para participar, um do Japão (Yuta), China (Gu Li) e Coréia do Sul (Lee Sedol).
Com esta última conquista, ao derrotar os melhores da Coréia e China, Yuta levanta a pergunta: será que o Japão tem, novamente, o jogador mais forte da atualidade?
Confira aqui a partida número 5 da disputa pelo título Meijin de 2009. Esta foi a partida derradeira para que conquistasse o título. Partida: 

Iyama Yuta Meijin e Judan, 8 dan na época, (b) x Cho U 9 dan, Meijin na época, (p)
(; KM[6.5] FF[3] SZ[19] EV[34th Meijin title match 5] GM[1] PW[Iyama Yuta] WR[8d] PB[Cho U] BR[Meijin] RE[W+R] DT[2009-10-14,15] ;B[pd];W[dp];B[qp];W[dc];B[fq];W[cn];B[lq];W[ip];B[de];W[cg];B[cc] ;W[gc];B[gd];W[hd];B[dd];W[db];B[dh];W[dg];B[eg];W[ch];B[di];W[ci] ;B[dj];W[ck];B[ef];W[fd];B[ge];W[ic];B[dq];W[cq];B[ep];W[dr];B[do] ;W[eq];B[er];W[dq];B[fp];W[en];B[dn];W[dm];B[eo];W[co];B[em];W[fn] ;B[ho];W[gm];B[dl];W[cm];B[fm];W[gn];B[hp];W[kp];B[in];W[lp];B[nq] ;W[gk];B[dk];W[cj];B[kn];W[mq];B[mr];W[mp];B[kr];W[mn];B[ll];W[pp] ;B[pq];W[po];B[op];W[oo];B[qo];W[pm];B[if];W[jk];B[jd];W[jc];B[qn] ;W[nl];B[lj];W[ki];B[jj];W[fh];B[eh];W[el];B[fl];W[fk];B[ek];W[gl] ;B[el];W[kj];B[kk];W[jm];B[ji];W[jh];B[ih];W[jn];B[jo];W[iq];B[io] ;W[ko];B[jp];W[ii];B[ij];W[ik];B[hj];W[kl];B[lk];W[lm];B[nj];W[kq] ;B[jq];W[lr];B[pj];W[kd];B[nd];W[kf];B[ld];W[kc];B[le];W[ke];B[pn] ;W[on];B[ql];W[qd];B[qe];W[pc];B[qc];W[rd];B[re];W[rc];B[qb];W[pe] ;B[od];W[qf];B[rf];W[jr];B[ir];W[ks];B[is];W[rg];B[pf];W[se];B[qg] ;W[sf];B[oe];W[pb];B[rb];W[sb];B[rh];W[qa];B[jg];W[qm];B[rm];W[pl] ;B[qk];W[or];B[pr];W[oq];B[os];W[np];B[nr];W[fi];B[fe];W[ed];B[ec] ;W[eb];B[mg];W[op];B[ps];W[mc];B[bf];W[bc];B[cb];W[bb];B[cd];W[ca] )

Nenhum comentário:

Postar um comentário